• Acolher os novos desafios
    Nunca nos podemos esquecer que o tamanho de um problema/desafio está sempre relacionado com o prisma com que olhamos para ele
  • DataCenter
    Aumentar a eficiência e desempenho de todo o DataCenter dos SMSBVC
  • Fibra óptica 2013
    Reestruturar as ligações de fibra óptica das diversas infraestruturas dos SMSBVC e fechar o anel de comunicações
  • CCTV
    Inspecção vídeo de Coletores em CCTV com backup para cloud
  • Acolher os novos desafios
  • DataCenter
  • Fibra óptica 2013
  • CCTV

3. Identificação do objeto do projeto

Devido ao crescimento exponencial de infraestruturas controladas através de RTU, de forma isolada e não padronizada, os SMSBVC não têm o controlo pretendido das mesmas.


No momento os SMSBVC possuem cerca de 50 infraestruturas controladas através de RTU mas que não estão inventariadas de forma completa e correta, sendo que algumas delas encontram-se desativas ou apresentam anomalias de configuração. O próprio sistema alarmista está mal parametrizado, o que gera diversas mensagens de erros desnecessárias ou em alguns dos casos indecifráveis. Todas as RTU permitem pedidos de informação via SMS mas, em muitos dos casos, esses grupos de mensagens estão mal parametrizados.
Todas as RTU estão a comunicar através de DATAMOVEL no canal de voz, o que leva a um custo de comunicações elevadíssimo, problema esse que pode ser resolvido com a atualização dos firmwares das unidades e, em alguns casos, também com a substituição da carta de comunicação.


Desta forma e através deste projeto pretendo colmatar esses problema e preparar tudo para que no decorrer de 2013 consiga ter todas as RTU normalizadas e em pleno funcionamento.


Pretendo iniciar o desenho e implementar uma solução de intranet para análise das informações dos estados das principais variáveis das RTU, de forma a que com qualquer dispositivo que possua um browser e acesso à internet consiga visualizar o estado das infraestruturas na última hora e permitir também disponibilizar resultados em tempo real, através de consultas integradas com um sistema de interpretação de SMS.


Esta intranet será um projeto piloto, onde serão apenas incluídas algumas infraestruturas que nos darão as informações relativas ao cloro, pH e níveis de reservatório.


Do ponto de vista das organizações, o importante é a disponibilidade e qualidade de serviço, que poderá ser aumentada com este projeto, pois o foco da entidade está no serviço prestado aos clientes e não nas anomalias que advêm dos equipamentos; para isso é que a entidade tenta munir-se com uma equipa qualificada com a capacidade de enfrentar os novos desafios.